quinta-feira, 16 de julho de 2009

Maneiras práticas de e-marketing por Rafael Perin



O assunto é amplo. De fato, a internet deixou de ser uma "enciclopédia online" para virar o sustento de muitos que a utilizam como ferramenta profissional. Como definido no post 'Os primórdios da web', as mutações da internet foram muito rápidas e sua definição foi remodelada.

Entretenimento, tecnologia, negócio, notícia, compra, transação, pesquisa, globalização ... podem ser termos frequêntes que tentam definir a web de hoje.

Embora muitos não conheçam a fundo, o marketing é um mercado que também é possível explorar através da web. Existem muitas formas de utilização de marketing na web, vou citar algumas delas.

1 ) Banner

Talvez a forma mais comum e antiga de anúncio na web. Não existe padrão definitivo para um banner. Sua medida, assim como todas na web, é definida em pixels. Quem define os tamanhos do banners são os veículos que assim os oferecem à venda. Para que a mídia traga um resultado satisfatório, é necessário que o contratante encontre um veículo que aborde assuntos ligados ou compatíveis ao seu produto.

2 ) E-mail Marketing

O e-mail marketing certamente é uma eficiênte ferramente publicitária. Porém, internautas alegam transgressões costumeiras da política de privacidade neste segmento, popularmente conhecido como 'SPAM'. Existem duas formas de praticar esta técnica: Através de banco de e-mail próprio ou alugado. Mediante um servidor, é feito disparos no formato HTML, (pequenos blocos de códigos). Esses HTMLs carregam textos e imagens para seus receptores, que por sua vez recebem-nas em suas caixas postais. Grandes portais, oferecem tal serviço mediante a compra de pacotes que podem variar entre números de disparos e e-mails. Também há de se considerar organizações que possuem seus próprios bancos de e-mail, devidamente autorizados ou não, que através de um sistema particular, assim disparam-nos.

3 ) Site

Certamente uma das melhores formas de anunciar um produto. É de se notar, existem milhões de domínios comerciais na rede mundial de computadores. Levando em consideração no Brasil, esta prática é muito comum entre pequenas, médias e grandes corporações.

Existem vários tipos de sites. Institucionais (Comum por divulgar uma instituíção incluindo seus serviços e/ou produtos), Hotsites (Sites projetados para um pequeno e restrito período, normalmente carregam promoções e propagandas a curto prazo), Portais (Sites com grande volume de informações subdividido em categorias denotadas pelos seus assuntos restritos), Noticiários (Jornais, revistas, agências de notícias, etc), Blogs / Flogs / Vlogs (Sites onde são
mantidas informações, fotos, vídeos, geralmente postada por uma pessoa ou um grupo.), E-commerce / Loja virtual (Sistema complexo de vendas de produtos on-line) entre outros...

Por ser uma forma que não exige nenhuma burocracia a fins comerciais, existem domínios à sua disposição. Contratando apenas um domínio, host e webdesigner/empresa especializada, é fácil divulgar algo na web. Bem seja empresa, produto, institução, ong, etc.

4 ) Site de pesquisa

Atualmente o google domina este mercado, seguido pela Microsoft, com o recém lançado BING (uma suposta evolução do windows live), Yahoo, entre outros. Para anunciar no google por exemplo, é necessário alugar palavras, que assim vão ser incluídas no banco de dados, privilegiando seu site em posições elevadas. Os chamados "links patrocinados". Exemplo:

Alguém digita, "carro" no google, e o primeiro resultado é o link da sua garagem de carros. Nos primórdios da web brasileira, este mercado obteve muita força com o quase extinto "Cadê ?".

Os próprios veículos oferecem ferramentas fantásticas, que baseadas em registros a longo prazo, simulam um resultado de clicks que seu site terá com a palavra(s) contratada(s). Conhecida mundialmente como keyworks, traduzida, "palavras-chaves". Acredite, pode dar resultados fantásticos.

5 ) Revista On-line

Técnica de inclusão de páginas interativas em um ambiente flash, conhecida como PageFlip, é uma suposta "Revista Virtual", que pode ser "folheada", semelhante a uma revista real. São poucas as revistas virtuais em existência no Brasil, mas certamente é um mercado em expansão. A exemplo a revista do portal Click do Gato.

O que também muito se faz, é a transformação de revistas, catálogos, jornais que já foram impressos, para o ambiente virtual. A exemplo a revista veja, que publicou recentemente seu arsenal de edições. Também considero uma forma bem interessante de anunciar algo.

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