O assunto é amplo. De fato, a internet deixou de ser uma "enciclopédia online" para virar o sustento de muitos que a utilizam como ferramenta profissional. Como definido no post 'Os primórdios da web', as mutações da internet foram muito rápidas e sua definição foi remodelada.
Entretenimento, tecnologia, negócio, notícia, compra, transação, pesquisa, globalização ... podem ser termos frequêntes que tentam definir a web de hoje.
Embora muitos não conheçam a fundo, o marketing é um mercado que também é possível explorar através da web. Existem muitas formas de utilização de marketing na web, vou citar algumas delas.
1 ) Banner
Talvez a forma mais comum e antiga de anúncio na web. Não existe padrão definitivo para um banner. Sua medida, assim como todas na web, é definida em pixels. Quem define os tamanhos do banners são os veículos que assim os oferecem à venda. Para que a mídia traga um resultado satisfatório, é necessário que o contratante encontre um veículo que aborde assuntos ligados ou compatíveis ao seu produto.
2 ) E-mail Marketing
O e-mail marketing certamente é uma eficiênte ferramente publicitária. Porém, internautas alegam transgressões costumeiras da política de privacidade neste segmento, popularmente conhecido como 'SPAM'. Existem duas formas de praticar esta técnica: Através de banco de e-mail próprio ou alugado. Mediante um servidor, é feito disparos no formato HTML, (pequenos blocos de códigos). Esses HTMLs carregam textos e imagens para seus receptores, que por sua vez recebem-nas em suas caixas postais. Grandes portais, oferecem tal serviço mediante a compra de pacotes que podem variar entre números de disparos e e-mails. Também há de se considerar organizações que possuem seus próprios bancos de e-mail, devidamente autorizados ou não, que através de um sistema particular, assim disparam-nos.
3 ) Site
Certamente uma das melhores formas de anunciar um produto. É de se notar, existem milhões de domínios comerciais na rede mundial de computadores. Levando em consideração no Brasil, esta prática é muito comum entre pequenas, médias e grandes corporações.
Existem vários tipos de sites. Institucionais (Comum por divulgar uma instituíção incluindo seus serviços e/ou produtos), Hotsites (Sites projetados para um pequeno e restrito período, normalmente carregam promoções e propagandas a curto prazo), Portais (Sites com grande volume de informações subdividido em categorias denotadas pelos seus assuntos restritos), Noticiários (Jornais, revistas, agências de notícias, etc), Blogs / Flogs / Vlogs (Sites onde são
mantidas informações, fotos, vídeos, geralmente postada por uma pessoa ou um grupo.), E-commerce / Loja virtual (Sistema complexo de vendas de produtos on-line) entre outros...
Por ser uma forma que não exige nenhuma burocracia a fins comerciais, existem domínios à sua disposição. Contratando apenas um domínio, host e webdesigner/empresa especializada, é fácil divulgar algo na web. Bem seja empresa, produto, institução, ong, etc.
4 ) Site de pesquisa
Atualmente o google domina este mercado, seguido pela Microsoft, com o recém lançado BING (uma suposta evolução do windows live), Yahoo, entre outros. Para anunciar no google por exemplo, é necessário alugar palavras, que assim vão ser incluídas no banco de dados, privilegiando seu site em posições elevadas. Os chamados "links patrocinados". Exemplo:
Alguém digita, "carro" no google, e o primeiro resultado é o link da sua garagem de carros. Nos primórdios da web brasileira, este mercado obteve muita força com o quase extinto "Cadê ?".
Os próprios veículos oferecem ferramentas fantásticas, que baseadas em registros a longo prazo, simulam um resultado de clicks que seu site terá com a palavra(s) contratada(s). Conhecida mundialmente como keyworks, traduzida, "palavras-chaves". Acredite, pode dar resultados fantásticos.
5 ) Revista On-line
Técnica de inclusão de páginas interativas em um ambiente flash, conhecida como PageFlip, é uma suposta "Revista Virtual", que pode ser "folheada", semelhante a uma revista real. São poucas as revistas virtuais em existência no Brasil, mas certamente é um mercado em expansão. A exemplo a revista do portal Click do Gato.
O que também muito se faz, é a transformação de revistas, catálogos, jornais que já foram impressos, para o ambiente virtual. A exemplo a revista veja, que publicou recentemente seu arsenal de edições. Também considero uma forma bem interessante de anunciar algo.
Entretenimento, tecnologia, negócio, notícia, compra, transação, pesquisa, globalização ... podem ser termos frequêntes que tentam definir a web de hoje.
Embora muitos não conheçam a fundo, o marketing é um mercado que também é possível explorar através da web. Existem muitas formas de utilização de marketing na web, vou citar algumas delas.
1 ) Banner
Talvez a forma mais comum e antiga de anúncio na web. Não existe padrão definitivo para um banner. Sua medida, assim como todas na web, é definida em pixels. Quem define os tamanhos do banners são os veículos que assim os oferecem à venda. Para que a mídia traga um resultado satisfatório, é necessário que o contratante encontre um veículo que aborde assuntos ligados ou compatíveis ao seu produto.
2 ) E-mail Marketing
O e-mail marketing certamente é uma eficiênte ferramente publicitária. Porém, internautas alegam transgressões costumeiras da política de privacidade neste segmento, popularmente conhecido como 'SPAM'. Existem duas formas de praticar esta técnica: Através de banco de e-mail próprio ou alugado. Mediante um servidor, é feito disparos no formato HTML, (pequenos blocos de códigos). Esses HTMLs carregam textos e imagens para seus receptores, que por sua vez recebem-nas em suas caixas postais. Grandes portais, oferecem tal serviço mediante a compra de pacotes que podem variar entre números de disparos e e-mails. Também há de se considerar organizações que possuem seus próprios bancos de e-mail, devidamente autorizados ou não, que através de um sistema particular, assim disparam-nos.
3 ) Site
Certamente uma das melhores formas de anunciar um produto. É de se notar, existem milhões de domínios comerciais na rede mundial de computadores. Levando em consideração no Brasil, esta prática é muito comum entre pequenas, médias e grandes corporações.
Existem vários tipos de sites. Institucionais (Comum por divulgar uma instituíção incluindo seus serviços e/ou produtos), Hotsites (Sites projetados para um pequeno e restrito período, normalmente carregam promoções e propagandas a curto prazo), Portais (Sites com grande volume de informações subdividido em categorias denotadas pelos seus assuntos restritos), Noticiários (Jornais, revistas, agências de notícias, etc), Blogs / Flogs / Vlogs (Sites onde são
mantidas informações, fotos, vídeos, geralmente postada por uma pessoa ou um grupo.), E-commerce / Loja virtual (Sistema complexo de vendas de produtos on-line) entre outros...
Por ser uma forma que não exige nenhuma burocracia a fins comerciais, existem domínios à sua disposição. Contratando apenas um domínio, host e webdesigner/empresa especializada, é fácil divulgar algo na web. Bem seja empresa, produto, institução, ong, etc.
4 ) Site de pesquisa
Atualmente o google domina este mercado, seguido pela Microsoft, com o recém lançado BING (uma suposta evolução do windows live), Yahoo, entre outros. Para anunciar no google por exemplo, é necessário alugar palavras, que assim vão ser incluídas no banco de dados, privilegiando seu site em posições elevadas. Os chamados "links patrocinados". Exemplo:
Alguém digita, "carro" no google, e o primeiro resultado é o link da sua garagem de carros. Nos primórdios da web brasileira, este mercado obteve muita força com o quase extinto "Cadê ?".
Os próprios veículos oferecem ferramentas fantásticas, que baseadas em registros a longo prazo, simulam um resultado de clicks que seu site terá com a palavra(s) contratada(s). Conhecida mundialmente como keyworks, traduzida, "palavras-chaves". Acredite, pode dar resultados fantásticos.
5 ) Revista On-line
Técnica de inclusão de páginas interativas em um ambiente flash, conhecida como PageFlip, é uma suposta "Revista Virtual", que pode ser "folheada", semelhante a uma revista real. São poucas as revistas virtuais em existência no Brasil, mas certamente é um mercado em expansão. A exemplo a revista do portal Click do Gato.
O que também muito se faz, é a transformação de revistas, catálogos, jornais que já foram impressos, para o ambiente virtual. A exemplo a revista veja, que publicou recentemente seu arsenal de edições. Também considero uma forma bem interessante de anunciar algo.
Muito Util e explicativo.
ResponderExcluirExcelente Artigo