quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Opinião: Estatísticas forçadas , por Rafael Perin

Normalmente é fácil acreditar em relatórios precisos e complexos do Google Analytics. Muitos assinam até grandes contratos confiando nas estatísticas do analytics. Como se isso não bastasse, grandes agências não querem se ver 'dependentes' de relatórios tecerizados. Então surge a idéia, 'Por que não contratar uma empresa especializada em programação para gestionar minha campanha on-line baseado em estatísticas 100% confiáveis ?'. Pois bem, isso já entrou em vigor. Não se vê mais anexos contendo peças publicitárias em swf, jpg, png etc, se vê tags de html que chamam o javascript.

Com isso é fácil saber muitos dados da peça veiculada. Por exemplo: número de acessos, tempo de visualização, IP de quem visualizou, região etc. Mas não é isso que me intriga. O que chama minha atenção é a disconfiança crescente que as agências possuem de seus veiculos contratados em especial na web. E você , o que pensa disto ?

2 comentários:

  1. a desconfianca é porque tem muito picareta no mercado, que mente um monte, para forçar
    Mas logo isso vai acabar
    todos os sites vao ser dessa forma logo logo
    PARABENS PELO BLOG

    ResponderExcluir
  2. As deconfianças são proporcionais ao crescimento do uso da internet como mídia e, portanto, nada mais natural que se busque métodos e ferramentas para dar um mínimo de credibilidade às declarações dos sites, considerando que as referêncas de avaliação hojes disponíveis não garantem a devida confiabilidade. Mas creio que ainda vai demorar para sugir no mercado um instrumento como Instituto Verificar de Circulação (IVC), que audita tiragens de jornais e revistas. O mesmo vale para os recursos que acompanham a audiência de emissoras de rádio e televisão, que hoje podem ter em tempo real o número de aparelhos ligados em determinados programas. Contudo, é de se supor que já se insinua um mecanismo que terá a credibilidade de agências e anunciantes quando da veiculação de peças publicitárias no meio virtual. Por ora, os mecanismos de controle ainda carecem de perfeição e estão sujeitos a fraudes

    ResponderExcluir