segunda-feira, 7 de setembro de 2009

Quero criar um site, o que faço ? por Rafael Perin


Normalmente muitas pessoas têm o desejo de criar um site mas não sabem se quer por onde começar. Pensando nisto, vou dar algumas noções básicas que você deve ter em mente.

1o passo - Reunir informações

É fácil encontrar pessoas que têm o desejo incrível de inserir seu produto/empresa/serviço na web mas não tem a mínima noção do que divulgar.

Reúna as informações necessárias para depois iniciar o processo. Exemplo: Apresentação / Produtos / Fotos / Fale Conosco. Isso facilitará muito o seu trabalho e também do webdesigner que por sua vez será preciso e ágil.

DICA: Pense além do hoje. Saiba que um site desatualizado pode gerar uma imagem negativa. Por isso nunca insira sessões que exigem atualizações contínuas sem nenhum preparo para tal. Exemplo: Sessão "notícias da empresa" sem ninguém para atualizar. Lembre-se, o site é a imagem da sua empresa/produto/serviço...

2o passo - Contrate um profissional/empresa adequado(a).

Nem sempre o mais caro é o melhor, bem como o mais barato é o melhor. Todos que trabalham na área devem apresentar o que chamamos de "Portfólio". O Portfólio é uma breve apresentação de trabalhos concluídos. Com ele é fácil saber o nível do profissional que estamos contratando.


3o passo - Escolha um domínio e hospedagem


Antes de criar a interface/sessões do site, certifique-se que o domínio pretendido não foi registrado por outra empresa. Também tenha em mente qual empresa irá hospedar o site e se realmente ela é confiável e possuí qualidade.

Domínio - O Domínio é a peça fundamental do seu site. Ele será responsável por levar sua identidade às pessoas, por meio dele será possível acessar seu site. Exemplo www.seusite.com.br . Para saber a situação de domínios .com.br visite o Registro.br (http://www.registro.br/)

Hospedagem - Hospedagem é o serviço que deixará seu site funcionando. Normalmente são pagos mensalmente e podem variar conforme os privilégios contratados.


DICA: Procure empresas que estão a muito tempo no mercado, isso evitará futuras dores de cabeça.

4o passo - Esboce o site

Priorise normas. Quando digo isso, não refiro a um briefing super planejado mas sim normas simples para o webdesigner.

Pontos relevantes:
- Cores
- Tamanhos
- Posições
- Rodapé
- Cabeçalho
- Fotos
- Fontes

Se possível, mostre ao webdesigner sites que você se identifica (acha bonito) para facilitar no processo.

5o Passo - Divulgue o site

Após a cunclusão do site, procure divulgá-lo. Medidas simples podem ajudar muito como por exemplo um cartão pessoal, adesivagem no carro da empresa, troca de banners com parceiros, endereço no msn, newsletters para os clientes etc.



Espero poder ter ajudado.

Rafael Perin
rafaelperin_@hotmail.com

2 comentários:

  1. fala Perin! Lembra de mim? Zoiorox?

    hehehe stou aqui vendo o teu blog! Massa este post
    mas esta faltando algo primordial!


    Metodologia de guarret!

    Isto é tudo em ralação a desenvolvimento de projeto de web site.

    heheh... Flw.

    ResponderExcluir
  2. oi, sou webdesigner.

    Se quiser fazer seu site posso lhe ajudar

    me adicione no msn

    baianodesigner@hotmail.com

    ou, de preferencia,

    italo_fb1000@hotmail.com

    ResponderExcluir