terça-feira, 12 de maio de 2009

Templates: Correto ou não usufluí-los ?



Um certo amigo perguntou-me,"Pra que tanta dor de cabeça com criação de layouts cara ? Há templates maravilhosos na web e alguns até free...". Pasmo com a pergunta andei refletindo sobre o assunto.
Existem bancos de templates de fato maravilhosos, mas a pergunta que não quer calar... Seria correto usar um template na exposição de um site para meu cliente ?

A definição de um website (institucional no caso) segundo o portal
wikipédia é a seguinte... "Institucionais: servem como ponto de contato entre uma instituição e seus stakeholders (clientes, fornecedores etc.). No caso de instituições comerciais, são usados geralmente para comércio eletrônico, recrutamento de funcionários etc. No caso de instituições sem fins lucrativos, servem principalmente para divulgarem seus trabalhos, informarem a respeito de eventos etc. É o tipo de site mais comum na Internet. Podem ainda ser sites pessoais, geralmente mantidos por profissionais liberais."

Uma empresa que pretende alcançar novos clientes expondo seus produtos e vantagens na internet deve ter seriedade, capacidade e acima e tudo personalidade. Se sites em todas as partes do mundo são iguais ao site da empresa, certamente uma imagem positiva não ficará. (tanto para empresa, como para o webdesigner que assinou esse material)

Na minha opinião, acho ridículo um "profissional" que se diz webdesigner não ter capacidade de planejar, estudar e criar um website com os requisitos mínimos de um bom projeto. Entre essas e outras, sou a favor de um orgão que regularise com urgência a profissão "webdesigner".

3 comentários:

  1. Acho que a pergunta não é se é correto usufruí-los, mas sim a forma como isso é feito.

    Existem templates free, e existem templates muito bem criados e elaborados, que custam algumas centenas de dólares.

    O errado no caso, seria se aproveitar da criação de uma outra pessoa, dizer que foi sua, e nem ao menos pagar pelo que foi utilizado.

    No Brasil não creio que essa tendência de comercio de templates tenha pegado, tirando algumas exceções. Mas em outros países é um bom mercado para os designers.

    Então, a resposta seria: se feito da maneira correta, porquê não?

    ResponderExcluir
  2. Então Bruno, entendo seu ponto de vista, mas como citado acima, usar um template maravilhoso expondo a empresa do seu cliente num layout utilizado por centenas ou milhares de outros por mundo a fora...

    Particularmente posso estar errado, mas não faria jamais.

    ResponderExcluir
  3. Se for ver pelo ponto de vista da matéria, é totalmente ridículo usar um template para vender ao cliente dizendo que você mesmo foi o criador, existem sim templates muito bem estruturados e visivelmente criativos e atraentes, mas nem por isso se deve criar um site em cima dele, o que no máximo o Webdesign deve fazer é tirar idéias de templates, e caso realmente queira, compre o template, mais saiba que seu cliente pode achar vários outros sites iguais e seu trabalho pode ser muito prejudicado.

    Rafael, aproveita e faz uma matéria: "Morte ao IE6!". hehe.

    Belo Post.

    ResponderExcluir