terça-feira, 29 de setembro de 2009

Descontração: Dicionário Brasileiro de prazos em TI


Vagando pela web, encontrei um blog bem divertido sobre assuntos relacionados a TI. Me refiro ao Blog do Flávio . Veja um post sobre "Dicionário Brasileiro de Prazos (TI)".


DEPENDE : Envolve a conjunção de várias incógnitas, todas desfavoráveis. Em situações anormais, pode até significar sim, embora até hoje tal fenômeno só tenha sido registrado em testes teóricos de laboratório. O mais comum é que signifique diversos pretextos para dizer não.

JÁ JÁ: Aos incautos, pode dar a impressão de ser duas vezes mais rápido do que já. Ledo engano; é muito mais lento. Faço já significa “passou a ser minha primeira prioridade”, enquanto “faço já já” quer dizer apenas “assim que eu terminar de ler meu jornal, prometo que vou pensar a respeito.”

LOGO: Logo é bem mais tempo do que dentro em breve e muito mais do que daqui a pouco. É tão indeterminado que pode até levar séculos. Logo chegaremos a outras galáxias, por exemplo. É preciso também tomar cuidado com a frase “Mas logo eu?”, que quer dizer “tô fora!” .

MÊS QUE VEM: Parece coisa de primeiro grau, mas ainda tem estrangeiro que não entendeu. Existem só três tipos de meses: aquele em que estamos agora, os que já passaram e os que ainda estão por vir. Portanto, todos os meses, do próximo até o Apocalipse, são meses que vêm!

NO MÁXIMO: Essa é fácil: quer dizer no mínimo. Exemplo: Entrego em meia hora, no máximo. Significa que a única certeza é de que a coisa não será entregue antes de meia hora.

PODE DEIXAR: Traduz-se como nunca.

POR VOLTA
: Similar a no máximo. É uma medida de tempo dilatada, em que o limite inferior é claro, mas o superior é totalmente indefinido. Por volta das 5h quer dizer a partir das 5 h.

SEM FALTA: É uma expressão que só se usa depois do terceiro atraso. Porque depois do primeiro atraso, deve-se dizer “fique tranqüilo que amanhã eu entrego.” E depois do segundo atraso, “relaxa, amanhã estará em sua mesa. Só aí é que vem o amanhã, sem falta.”

UM MINUTINHO: É um período de tempo incerto e não sabido, que nada tem a ver com um intervalo de 60 segundos e raramente dura menos que cinco minutos.

TÁ SAINDO
: Ou seja: vai demorar. E muito. Não adianta bufar. Os dois verbos juntos indicam tempo contínuo. Não entendeu? É para continuar a esperar? Capisce! Understood? Comprendez-vous? Sacou? Mas não esquenta que já tá saindo…

VEJA BEM: É o Day after do depende. Significa “viu como pressionar não adianta?” É utilizado da seguinte maneira: “Mas você não prometeu os cálculos para hoje?” Resposta: “Veja bem…” Se dito neste tom, após a frase “não vou mais tolerar atrasos, OK?”, exprime dó e piedade por tamanha ignorância sobre nossa cultura.

ZÁS-TRÁS: Palavra em moda até uns 50 anos atrás e que significava ligeireza no cumprimento de uma tarefa, com total eficiência e sem nenhuma desculpa. Por isso mesmo, caiu em desuso e foi abolida do dicionário.

Poderiam também ter falado sobre o RELAXE: que indica que sairá quando você menos espera (ou não), passando aquela tranquilidade diminuidora de ansiedade (uso exclusivo no território baiano!).

segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Colors by Brazil





Dica: Printscreen completo


Deseja tirar um print screen completo do site sem gambiarras ? Então conheça o Thumbalizr

Host Grátis com BD e Mysql


Vai aí outra dica para quem deseja hoepedar gratuítamente. Mas nunca se esqueça, hospedagem grátis pode ser muito arriscado em algumas situações.


Recursos oferecidos

* 2 GB de espaço em disco para armazenamento de arquivos;
* 5 GB de transferência de dados mensal;
* 5 banco de dados MySQL;
* Suporte a PHP 4 e 5;
* Fantastico para instalação automática de sistemas CMS;
* Painel de controle Cpanel;
* Uso de domínio próprio (você precisa adquirir o domínio antes, poderá optar pelo Co.cc).


Clique aqui

sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Luxo ou Necessidade ?

Bem sabemos que criar um site é muito comum. Mas agora vem a pergunta, "E quando precisamos de um suporte imediato como no caso do post Estatísticas forçadas ?". Será que as empresas estão realmente adaptadas para este tipo de suporte ?

Então surge a solução, "Porque não contratar um programador para gerenciar meu site ?". Minha pergunta é a seguinte: Será que isto é viável ou as empresas de soluções web devem se adaptar ao mercado e prestar um suporte mais ágil ?

terça-feira, 22 de setembro de 2009

Download Helvetica Fonts

Bom pessoal encontrei um portal que disponibiliza dezenas de fontes da família Helvetica gratuítamente, se trata do "fontyukle". Aproveitem enquanto é possível. Clique Aqui

O poder da Helvetica

Segundo o portal wikipedia, a Helvetica é uma família tipográfica sem-serifa, considerada como uma das mais populares ao redor do mundo. Devido às preocupações que originaram seu desenho, é uma das fontes mais associadas ao modernismo no design gráfico.

A Helvetica foi desenvolvida por Max Miedinger em 1957 para a tipografia suíça Haas’sche Schriftgießerei. Seu título é derivado de Helvetia, o nome latino da Suíça. A fonte é baseada em uma tipografia mais antiga chamada Akzidenz Grotesk, criada em 1898. A Helvetica, originalmente chamada Haas-Grotesk, é uma fonte sem serifa bastante limpa e um dos princípios de seu projeto foi a máxima legibilidade.

Bom, já era previsto que a fonte Arial viraria 'carne de vaca'. Agora a nova moda entre os designers é usar a familia da Helvetica. Na sequencia alguns trabalhos que encontrei entitulados 'Helvetica Design'.



















Tutorial: Morta viva (Fireworks)

Pessoal, recebi do Fabiano aqui do Click do Gato, um tutorial muito simples e que trás um resultado bem legal no Fireworks.


segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Que pena...


Bom pessoal o motivo de estar postando é que neste sábado (19/09) roubaram meu carro na Av Humaitá e realmente estou muito triste. Se alguém tiver alguam informação, por favor entre em contato comigo.


Informações

Veículo: Monza SL/E
Ano: 1990
Cor: Vinho
Placa: AAP-9120
Proprietário: Rafael Perin
Telefone: (44) 3305-7737

domingo, 20 de setembro de 2009

O que é design ?

quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Opinião: Estatísticas forçadas , por Rafael Perin

Normalmente é fácil acreditar em relatórios precisos e complexos do Google Analytics. Muitos assinam até grandes contratos confiando nas estatísticas do analytics. Como se isso não bastasse, grandes agências não querem se ver 'dependentes' de relatórios tecerizados. Então surge a idéia, 'Por que não contratar uma empresa especializada em programação para gestionar minha campanha on-line baseado em estatísticas 100% confiáveis ?'. Pois bem, isso já entrou em vigor. Não se vê mais anexos contendo peças publicitárias em swf, jpg, png etc, se vê tags de html que chamam o javascript.

Com isso é fácil saber muitos dados da peça veiculada. Por exemplo: número de acessos, tempo de visualização, IP de quem visualizou, região etc. Mas não é isso que me intriga. O que chama minha atenção é a disconfiança crescente que as agências possuem de seus veiculos contratados em especial na web. E você , o que pensa disto ?

terça-feira, 15 de setembro de 2009

Curiosidade: Logos Fiat

Abaixo todas as logos utilizadas pela FIAT. Reparem que com o passar do tempo, criou-se um padrão fundamental para a identificação da marca.

sexta-feira, 11 de setembro de 2009

Tênis artístico


Vagando pelos bons designs da web, encontrei um movimento muito bacana de design em tênis. A ideologia é basicamente um tênis com plataforma artística e que carrega simbolismos múltiplos.

Conheça o site oficial do Snakersbr e veja bons trabalhos inspiradores, clique aqui

Fotos comprovam beleza ?

quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Dica: Acervo de logos



Publique e encontre milhares de logos no portal Brands Of The World. Uma bela alternativa para quem precisa de novas inspirações para suas criações. Clique aqui

Curiosidade: Evolução MSN / Hotmail

Encontrei no blog do BaladaX a evolução das logos Hotmail / MSN, bem interessante...




quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Java Mobile com Roger Brinkley

Nesta quinta (9), Roger Brinkley (Sun Microsystems) visitará o Cesumar para falar um pouco sobre "O futuro do desenvolvimento móvel com JavaME".

Roger Brinkley é o Líder Comunitário da Comunidade Móvel & Embarcados da Sun Microsystems e possui mais de 30 anos de experiência profissional, sendo mais de 14 na Sun.

Data: 10/09/09
Horário: 19:30 - 22:00
Local: Auditório do Bloco 7 do CESUMAR

Os interessados em assistir a palestra devem fazer uma pré-inscrição online. Lembrando que evento será gratuíto. Clique aqui

segunda-feira, 7 de setembro de 2009

Quero criar um site, o que faço ? por Rafael Perin


Normalmente muitas pessoas têm o desejo de criar um site mas não sabem se quer por onde começar. Pensando nisto, vou dar algumas noções básicas que você deve ter em mente.

1o passo - Reunir informações

É fácil encontrar pessoas que têm o desejo incrível de inserir seu produto/empresa/serviço na web mas não tem a mínima noção do que divulgar.

Reúna as informações necessárias para depois iniciar o processo. Exemplo: Apresentação / Produtos / Fotos / Fale Conosco. Isso facilitará muito o seu trabalho e também do webdesigner que por sua vez será preciso e ágil.

DICA: Pense além do hoje. Saiba que um site desatualizado pode gerar uma imagem negativa. Por isso nunca insira sessões que exigem atualizações contínuas sem nenhum preparo para tal. Exemplo: Sessão "notícias da empresa" sem ninguém para atualizar. Lembre-se, o site é a imagem da sua empresa/produto/serviço...

2o passo - Contrate um profissional/empresa adequado(a).

Nem sempre o mais caro é o melhor, bem como o mais barato é o melhor. Todos que trabalham na área devem apresentar o que chamamos de "Portfólio". O Portfólio é uma breve apresentação de trabalhos concluídos. Com ele é fácil saber o nível do profissional que estamos contratando.


3o passo - Escolha um domínio e hospedagem


Antes de criar a interface/sessões do site, certifique-se que o domínio pretendido não foi registrado por outra empresa. Também tenha em mente qual empresa irá hospedar o site e se realmente ela é confiável e possuí qualidade.

Domínio - O Domínio é a peça fundamental do seu site. Ele será responsável por levar sua identidade às pessoas, por meio dele será possível acessar seu site. Exemplo www.seusite.com.br . Para saber a situação de domínios .com.br visite o Registro.br (http://www.registro.br/)

Hospedagem - Hospedagem é o serviço que deixará seu site funcionando. Normalmente são pagos mensalmente e podem variar conforme os privilégios contratados.


DICA: Procure empresas que estão a muito tempo no mercado, isso evitará futuras dores de cabeça.

4o passo - Esboce o site

Priorise normas. Quando digo isso, não refiro a um briefing super planejado mas sim normas simples para o webdesigner.

Pontos relevantes:
- Cores
- Tamanhos
- Posições
- Rodapé
- Cabeçalho
- Fotos
- Fontes

Se possível, mostre ao webdesigner sites que você se identifica (acha bonito) para facilitar no processo.

5o Passo - Divulgue o site

Após a cunclusão do site, procure divulgá-lo. Medidas simples podem ajudar muito como por exemplo um cartão pessoal, adesivagem no carro da empresa, troca de banners com parceiros, endereço no msn, newsletters para os clientes etc.



Espero poder ter ajudado.

Rafael Perin
rafaelperin_@hotmail.com

sexta-feira, 4 de setembro de 2009

Site valoriza navegabilidade e gestão de conteúdo , por Edivaldo Magro


Novo endereço eletrônico do vereador Evandro Junior traz conteúdo diversificado e interativo para dar visibilidade ao seu trabalho

O novo site do vereador Evandro Junior (PSDB) já está no ar (
www.evandrojunior.com.br). O endereço eletrônico, elaborado pelos webdesigners Rafael Perin e Marcio Bera, se destaca, entre outras razões, pela facilidade de administração do conteúdo, graças ao desenvolvimento de um sistema exclusivo para o site.

“Respondemos ao desafio de elaborar um sistema rápido e sem complicações para atualização do endereço com a utilização de algumas ferramentas de fácil assimilação pelos operadores do sistema”, afirma Márcio Bera, responsável pelo administrador. O design do site se orientou no sentido de ser atrativo e navegável.

O webdesigner Rafael Perin explica que, a partir do briefing, com o cliente, o trabalho se orientou na busca de uma apresentação visual que valorizasse a navegabilidade. “Também consideramos o objetivo do endereço eletrônico, qual seja, dar visibilidade ao cliente, no caso o vereador Evandro Junior”, explica.

A preocupação com a interatividade também se colocou como prioridade na elaboração do endereço eletrônico, que entre outras ferramentas de valorização da participação do internauta em seu conteúdo, está o Orkut da comunidade da juventude do PSDB, link que pretende fomentar a discussão de variados assuntos.

O jornalista Edivaldo Magro, integrante da equipe que elaborou o site, destaca que a formatação do novo endereço eletrônico do vereador considerou a facilidade de navegação e atualização, sem links em excesso que exijam manutenção constante. “Trabalhamos com o básico na busca de máxima eficiência”, diz o jornalista.

“Nossa percepção é de que um site deve ter seu conteúdo sempre atualizado, razão pela qual optamos por poucos links que exigem manutenção Constant exatamente por não se dispor de profissionais suficientes para essa função, além do que isso onera os custos do endereço”, afirma o jornalista.

Edivaldo Magro lembra ainda que o ambiente virtual é um meio ‘vivo’, em constante transformação, e, portanto, está sujeito a mudanças de acordo com as necessidades de comunicação do parlamentar. “Além disso, o site constitui apenas uma das ferramentas de comunicação do vereador com a comunidade”, destaca o jornalista.

quarta-feira, 2 de setembro de 2009

SQWEEBS: Um poderoso webhosting free


O Sqweebs é uma empresa de hospedagem gratuíta que permite a utilização de recursos PHP e MySQL. É possível utilizar um subdomínio gratuíto ou domínio próprio.


Características do serviço
Oferece 20 GB de espaço em disco para armazenamento de arquivos.
Oferece 300 GB de transferência de dados mensal.
Instalador de Scripts que irá ajudá-lo na instalação de sistemas CMS como é o caso do WordPress, Joomla e Mambo.

Extensões Permitidas:
png, bmp, jpg, jpeg, gif, htm, shtm, html, php, txt, swf, tif, js, css, shtml, ico, xml, inc, tpl, phps, asp, rar, zip, spl, cur, table, wav, sql, lock, sqls, tff, i nc, ttf, gdf, list, htc, cfm, pl, mno, old, db, ini, data, dat, md5, cfg, mp3, flv, doc, log, ff, iwd, d b, htc, conf, as, res, json, lib, psd, fla, php_, lang, sav, map, zmap, chm, pdf, mo, po, ppt

Restrições
Limite de até 8 megas para cada arquivo.
Não permite o uso de arquivos .htaccess
Não permite editar as páginas de erro.


*Para acessar o Sqweebs clique aqui.


terça-feira, 1 de setembro de 2009

Photoshop: Beleza superficial

Repare, quando criamos um material (principalmente impresso), as pessoas sempre falam "Hey menino, passa um photoshop em mim". Não é nenhuma novidade saber que o ser humano adora aparência. Essas e outras contribuem para o sucesso absoluto do Photoshop. Procurando na internet, encontrei algumas transformações notáveis, trabalhadas por profissionais que fazem desta arte seu "ganha pão". Lembrando, tratamento de imagem é sim uma arte, pois envolve muito mais do que ferramentas, envolve criatividade e bom senso. Clique nas imagens para amplá-las.


















CSS: Conheça um pouco

Ao longo de anos, por meio do portal maujor.com, pesquiso técnicas em CSS para potencializar os sites na qual fabrico. Com CSS é possível tornar um site, leve, rápido e navegável.
Segundo o portal maujor.com , CSS é a sigla em inglês para Cascading Style Sheet que em português foi traduzido para "folha de estilo em cascata" e é definida como:
Folha de estilo em cascata é um mecanismo simples para adicionar estilos (p.ex., fontes, cores, espaçamentos) aos documentos Web. Web Standards pode ser traduzido como Padrões Web e tem por objetivo a criação de uma Web universal.
Web Standards é um conjunto de normas, diretrizes, recomendações, notas, artigos, tutoriais e afins de caráter técnico, produzidos pelo W3C e destinados a orientar fabricantes, desenvolvedores e projetistas para o uso de práticas que possibilitem a criação de uma Web acessível a todos, independentemente dos dispositivos usados ou de suas necessidades especiais.

DICA
Acesse o site do maujor, nele você encontra Tutoriais CSS, HTML, XHTML, Normas do W3C, Tableless, Web Standards, Acessibilidade e muito mais. Clique aqui.