domingo, 14 de junho de 2009

Layouts: Moda

Moda é a tendência de consumo da atualidade. A moda é composta de diversos estilos que podem ter sido influenciados sob diversos aspectos. Acompanha o vestuário e o tempo, que se integra ao simples uso das roupas no dia-a-dia. É uma forma passageira e facilmente mutável de se comportar e sobretudo de se vestir ou pentear.

A moda é abordada como um fenômeno sociocultural que expressa os valores da sociedade - usos, hábitos e costumes - em um determinado momento. Já o estilismo e o design são elementos integrantes do conceito moda, cada qual com os seus papéis bem definidos.
A moda é um sistema que acompanha o vestuário e o tempo, que integra o simples uso das roupas no dia-a-dia a um contexto maior, político, social, sociológico. Pode-se ver a moda naquilo que se escolhe de manhã para vestir, no look de um punk, de um skatista e de um pop star, nas passarelas do mundo, nas revistas e até mesmo no fato que veste um político ou no vestido das avós. (
wikipedia)

Baseando neste conceito de 'Moda', ao criar um site devemos ter a percepção do elemento chave de moda. A Fotografia !

Para um site de moda bombar na web, é necessário boas imagens para abrilhantar o trabalho.
Cor, contraste, brilho, elegância podem harmoniar fácilmente em um site de moda.



Reparem a pose da modelo, facilmente chama a atenção do internauta.

Como o fundo é escuro e sem cor, o designer procurou evidênciar a fotografia com cores, que é o produto principal, as roupas.

Reparem como chama a atenção essa fonte serifada usada.


Ual, esse site é um show de elegância. Usando o rosa, branco e cinza o designer evidênciou muito bem a logomarca, fotografias, sessões do site, e seu institucional.



Eu particularmente não gostei muito desta combinação entre verde, preto e vermelho.



A textura utilizada pode falar muito. Percebam como ficou lindo e muito bem equilibrado esse uso de textura e foto.


Típica fotografia publicitária de moda.


Esse pode ser um exemplo de um e-commerce. Que por sua vez, necessita informar muito bem o seu internauta mas não deixa de ter um foco inovador. A começar pelo fundo, botões e topo superior. Normalmente um e-commerce seria 'todo bonitinho' com cores frias, fundo branco etc.



Roxo com degradê radial no fundo, Rosa no produto e preto nos detalhes que vão desde ao produto, marca até chegarem no menu. Deu para entender a idéia deste site? Produto, Marca, Sessões (Informações).

Muito bem projetado.


Site retrô e uma coisa que me chama muito a atenção nele é o uso de imagens lado a lado na mesma proporção, 'em pé'.

Daniele Viana retrata o tema 'retrô' muito bem em seu blog pessoal. Clique aqui


Outro site que segue a idéia de textura e foto. Neste caso, a textura não é discreta e o cinza combinou muito bem com o branco. Gostei também do menu superior discreto e deu uma certa elegância.


Belo layout baseado no marrom. Logomarca, menus, fotografia, descrição... Certamente não estamos falando de uma marca popular.

Quem disse que o menu é obrigado a ficar no topo ou no canto esquerdo ? Muito legal essas ídéias 'inovadoras' que aparecem por aí... Mas cuidado, esses gritos inovadores nem sempre são bem vindos em alguns casos.

Simplicidade, facilidade e elegância é sempre bem vindo na web.

5 comentários: