quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Professor da Unifamma coordena Latinux no PR


O gerente do núcleo de processamento de dados da Unifamma, Aleksandro Montanha, foi designado recentemente coordenador no Paraná Latinux, no Paraná uma rede de empresas, instituições educativas e consultores especializados em soluções baseadas em software livre.

Montanha defende que as instituições, em particular da área de ensino superior, devem estar atentas ao uso de software livre, que cresce em todo o mundo. “As instituições tem a obrigação de estar à frente do mercado, de forma a proporcionar inovação aos acadêmicos”, afirma o professor.

“Uma certificação Linux certamente é um diferencial poderoso para qualquer profissional que queira atuar, principalmente em empresas de excelência em software”, acrescenta. A Latinux, com atuação em pelo menos duas dezenas de países, é referência nessa formação.

O coordenador no Paraná da Latinux explica que o software livre democratiza o uso da tecnologia, proporcionando o acesso a novidades desenvolvidas por profissionais de todo o mundo. Essa liberdade fomenta o avanço de pesquisas e, mais importante que isso, facilita o acesso a elas.

O Brasil tomou um caminho importante no mundo do software livre, quando implantou no governo diversos aplicativos livres, incluindo o Linux como o sistema operacional em diversos departamentos”, lembra o professor. No país são realizados diversos encontros internacionais para estimular o uso de ferramentas de acesos livre.

Montanha diz que a associação entre o software livre e experiência frustrante com o sistema operacional Linux é coisa do passado. “As intefaces hoje são ‘amigáveis’ e muito eficientes, mas reconheço que a manutenção de software livre ainda é mais cara devido a pouca oferta de profissionais”, afirma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário