quarta-feira, 12 de maio de 2010

Twitter gera demissão !


Nos últimos meses, alguns desabafos de internautas nas redes sociais que dominam o mundo virtual resultaram em demissões na vida real, gerando perplexidade entre as empresas e, é claro, aqueles que perderam seus empregos.

O caso mais recente é do jornalista Felipe Milanez, editor da revista National Geographic Brasil, publicada pela editora Abril. No último domingo (9), ele postou em seu perfil no Twitter duas mensagens que criticavam uma reportagem apresentada na mais recente edição da revista Veja, pertencente ao grupo.

Nesta terça-feira (11), Felipe desabafou em seu perfil no Twitter por ter sido demitido devido às suas críticas.

- Estou destruído, muito chateado. Acabo de ser demitido por causa dessa infeliz conta de Twitter. Sonhos e projetos desmancharam no ar virtual.

O caso revela que algumas empresas monitoram e levam muito em conta o que seus funcionários espalham em suas páginas pessoais.

A advogada Vivian Pratti, especialista em direito digital do escritório de advocacia Patricia Peck, diz que o ideal é que empregadores e funcionários se entendam quando assuntos do trabalho vão parar nas páginas da internet.

- Recomenda-se primeiro que a empresa tenha um código claro de conduta e até mesmo aplique uma advertência antes da demissão, mas isso depende do que cada uma considera prejudicial à sua imagem.

Renato Opice Blum, advogado especialista em direito digital, explica que a demissão por justa causa acontece em casos mais graves.

- Ela ocorre quando a pessoa identifica em seu perfil na rede social que é funcionário da empresa e fala mal da própria companhia ou de funcionários. Mesmo que ele não se identifique, pode ser demitido por justa causa se infringir regras que já tinham sido combinadas antes ou se a empresa julgar que houve prejuízo à sua imagem.

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