sexta-feira, 14 de agosto de 2009

Dica: Significados interessantes



E-mail
- Correio Eletrônico. Método que permite compor, enviar e receber mensagens através de sistemas eletrônicos de comunicação.

Outlook - Programa de gerenciamento de e-mails

MSN / Messenger - Programa de mensagens instantâneas da Microsoft.

Gmail - Serviço gratuíto de e-mail do Google.

ADSL - Asymmetric Digital Subscriber Line (ADSL) , tecnologia de comunicação de dados através de linhas de telefone, permitindo assim o acesso à ínternet.

Orkut - Site com o objetivo de ajudar seus membros a criar novas amizades e manter relacionamentos.

Twitter - Rede social que permite aos usuários que enviem e leiam atualizações pessoais de outros contatos (em textos de até 140 caracteres, conhecidos como "tweets"), através da própria Web ou por SMS.

Site / Website - Conjunto de páginas web orientado por links interativos.

Página Web - Hipertextos acessíveis geralmente pelo protocolo HTTP na Internet.

HTTP - Hypertext Transfer Protocol (Protocolo de Transferência de Hipertexto). Seu uso para a obtenção de recursos interligados levou ao estabelecimento da internet

WWW - World Wide Web (Rede de alcance mundial) é um sistema de documentos em hipermídia que são interligados e executados na Internet.

FTP - File Transfer Protocol (Protocolo de Transferência de Arquivos), é uma forma de transferir arquivos na internet.

Hotmail - Serviço de e-mail gratuíto oferecido pela Microsoft.

Hacker - Em português 'decifradores', são indivíduos que elaboram e modificam software e hardware de computadores, seja desenvolvendo funcionalidades novas, seja adaptando as antigas.

Photoshop - Programa de edição de imagens da Adobe.

Software - Software ou programa, são atividades lógicas ordenadas e estabelecidas por códigos.

Hardware - Parte física do computador, ou seja, é o conjunto de componentes eletrônicos, circuitos integrados e placas.

Flash - Utilizado geralmente para a criação de animações interativas que funcionam embutidas num navegador web.

Navegador / Browser - Programa de computador que habilita seus usuários a interagirem com páginas da Internet

Fireworks - Programa de propriedade da Adobe. Suas funcionalidades focam a publicação gráfica na Internet .

Ilustrator - Programa de propriedade da Adobe. Suas funções focam os desenhos vetoriais.

Indesign - Programa de propriedade da Adobe. Suas funções focam o gerenciamento de texto e imagens para publicação na mídia impressa.

Corel Draw - Programa de propriedade Corel. Suas funções focam os desenhos vetoriais (imagem gerada a partir de descrições geométricas de formas).

Bitmap - Imagens chamadas mapa de bits, que são geradas a partir de pontos minúsculos diferenciados por suas cores

Banner - Área especificada em pixels que contém anúncios, bem seja publicitário ou não. Normalmente estão presentes em sites de conteúdo.

Newsletter - Boletim informativo (newsletter em inglês) é um tipo de publicação de distribuição regular a assinantes e que aborda geralmente um determinado assunto. Generalizam-se cada vez mais os boletins informativos distribuídos como mensagem eletrônica que o usuário pode receber via

Windows - Sistema operacional(conjunto de programas cuja função é servir de interface entre um computador e o usuário) criado pela Microsoft.

Laptop / Notebook - Computador portátil.

Linux - Sistema operacional (conjunto de programas cuja função é servir de interface entre um computador e o usuário) de código livre (qualquer programadar pode readaptar). Segundo o portal wikipédia foi desenvolvido pelo Finlandês Linus Torvalds.

Office - Aplicativos para escritório que contém programas como processador de texto, planilha de cálculo, banco de dados, apresentação gráfica e gerenciador de tarefas, e-mails e contatos produzido pela Microsoft.

Microsoft - Empresa multi-nacional de desenvolvimento softwares(programas) dos EUA.

PHP - Linguagem de programação de computadores utilizada para gerar conteúdo dinâmico em sites na internet com licensa gratuíta.

ASP - Linguagem de programação de computadores utilizada para gerar conteúdo dinâmico em sites na internet com licensa Microsoft.

MP3 - Sistema de compressão de áudio, sujeitas as taxas de kbps (kilobits por segundo), sendo 128 kbps a qualidade padrão.

CDR - Extensão dada para os arquivos do Corel DRAW.

PDF - Portable Document Format (ou PDF) é um formato de arquivo, desenvolvido pela Adobe, para representar documentos de maneira independente do aplicativo

PSD - Extensão dada para os arquivos do Photoshop

PNG - Formato de imagens livre é recomendado pela W3C , suporta canal alfa, tem uma maior gama de profundidade de cores, alta compressão (regulável), além de outras interessantes características.

W3C - World Wide Web Consortium é um consórcio de empresas de tecnologia, atualmente com cerca de 500 membros, desenvolve padrões para a criação e a interpretação dos conteúdos para a Web.

TXT - Extensão arquivo para arquivos de texto que consiste geralmente contêm muito pouco formatação (ex: sem negrito ou itálico).

DOC - Extensão de arquivos do Microsoft Word (editor de texto do Office).

POPUP - Janela extra que abre no navegador ao visitar uma página web.

SPAM - Abreviação em inglês de “spiced ham” (presunto condimentado), é uma mensagem eletrônica não-solicitada enviada em massa.

Profile - Sua tradução é 'perfil' e uma das suas finalidades é servir de referência de pessoas em sites de relacionamento.

HTML - HyperText Markup Language, que significa Linguagem de Marcação de Hipertexto. Documentos HTML são interpretados por navegadores, que por sua vez mostram o site na tela.

JPG - método usado para comprimir imagens fotográficas. O grau de redução pode ser ajustada, o que permite a você escolher o tamanho de armazenamento e de compromisso entre a qualidade da imagem

WMV - Windows Media Video (também conhecido pelo acrônimo WMV) é um nome genérico para um conjunto de formatos de vídeo.

AVI - Audio Video Interleave, um formato de arquivo de vídeo.

MPG - Padrão de compressão usado em vídeo e áudio desenvolvido pelo grupo MPEG (Moving Picture Experts Group).

Winamp - Software reprodutor de vídeo e áudio.

Explorer - Navegador/browser padrão do windows.

Mozilla - Navegador/browser.

Firefox - Navegador/browser.

Opera - Navegador/browser.

Safari - Navegador/browser padrão do MacOS (Sistema operacional do Mac/Apple).

Windows Media Player - Software reprodutor de vídeo e áudio padrão do Windows.

Codec - Dispositivo que codifica/descodifica sinais. Normalmente este termo é usado para versões que descompactam vídeo e áudio.

Bing - Sistema de busca/pesquisa da Microsoft.

Nero - Software de que assim conectado com o hardware necessáro, é capaz de reproduzir mídias.

SWF - Formato de arquivo gerado pelo Adobe Flash para animações multimídia ou aplicações.

Blog - Um blog (contração do termo "Web log"), também chamado de blogue em Portugal, é um site cuja estrutura permite a atualização rápida a partir de acréscimos dos chamados artigos, ou "posts".

Fotolog - Publicação de fotos colocadas em ordem cronológica, ou apenas inseridas pelo autor sem ordem, de forma parecida com um blog.

Podcast - forma de publicação de arquivos de mídia digital (áudio, vídeo, foto, pps, etc...) pela Internet.

Chat - Seu significado é "conversação" ou "bate-papo" e pode designar aplicações de conversação em tempo real.

Google - Maior site de busca/pesquisa do mundo.

Blogspot - Sistema de blogs muito utilizado, produzido pelo google.

CD - Abreviação de Compact Disc, "disco compacto" em inglês, é um dos mais populares meios de armazenamento de dados digitais. Sua capacidade de armazenamento pode chegar até 700 mega bytes.

Pendrive - dispositivo de armazenamento de arquivos de aparência notável em centímetros.

Webcam - câmera de vídeo de baixo custo que capta imagens, transferindo-as para o computador.

DVD - abreviação de Digital Video Disc, em português, Disco Digital de Vídeo. Contém informações digitais, tendo uma maior capacidade de armazenamento que o CD, devido a uma tecnologia óptica superior, além de padrões melhorados de compressão de dados.

Blu-ray - Formato de disco óptico da nova geração de 12 cm de diâmetro (igual ao CD e ao DVD) para vídeo de alta definição e armazenamento de dados de alta densidade. Sua capacidade varia de 25 (camada simples) a 50 (camada dupla) Gigabytes. O disco Blu-Ray faz uso de um laser de cor azul-violeta, cujo comprimento de onda é 405 nanometros, permitindo gravar mais informação num disco do mesmo tamanho usado por tecnologias anteriores (o DVD usa um laser de cor vermelha de 650 nanometros).

DPI - Pontos por polegada (ppp), em inglês dots per inch (dpi), é uma medida de densidade relacionada à composição de imagens, que expressa o número de pontos individuais que existem em uma polegada linear.

Pixel - Aglutinação de Picture e Element, ou seja, elemento de imagem, sendo Pix a abreviatura em inglês para Picture, é o menor elemento num dispositivo de exibição (como por exemplo um monitor), ao qual é possivel atribuir-se uma cor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário