quinta-feira, 30 de julho de 2009

Dica: Revista Webdesign



Mensalmente publicada pela Artecom, a revista webdesign é uma ótima alternativa para estar atualizado sobre assuntos relativos à web. Nela encontra-se artigos, matérias e entrevistas e pode ser comprada a R$11,90 nas bancas.

Para assinar, clique aqui.

quarta-feira, 29 de julho de 2009

Desenhos Vetoriais


Segundo o portal wikipédia, "Desenho vetorial se baseia em vetores matemáticos". É um tipo de imagem gerada a partir de descrições geométricas de formas, diferente das imagens chamadas mapa de bits, que são geradas a partir de pontos minúsculos diferenciados por suas cores. Uma imagem vetorial normalmente é composta por curvas, elipses, polígonos, texto, entre outros elementos, isto é, utilizam vetores matemáticos para sua descrição. Em um trecho de desenho sólido, de uma cor apenas, um programa vetorial apenas repete o padrão, não tendo que armazenar dados para cada pixel.

Por serem baseados em vetores, esses gráficos geralmente são mais leves (ocupam menos espaço em mídias de armaze
namento) e não perdem qualidade ao serem ampliados, já que as funções matemáticas adequam-se facilmente à escala, o que não ocorre com gráficos raster que utilizam métodos de interpolação na tentativa de preservar a qualidade. Outra vantagem do desenho vetorial é a possibilidade de isolar objetos e zonas, tratando-as independentemente.

DICA




O portal FreeVectors.net disponibiliza milhares de vetores gratuítamente para download. Confira.

Quanto vale seu site? por Rafael Alves













Você imagina quanto o seu site está valendo no mercado? não? então conheça o WebValuer
Este site calcula o valor do seu site levando em conta alguns indices como Popularidade, Tráfego de Usuários, entre outros. O site ainda monta um ranking com os Sites mais Valorizados. E para nossa "Surpresa" o mais valorizado comercialmente é o site do Google.com! quem diria hein? (Alguem ainda tinha dúvidas disso?) estimado em 1,99 Bilhões de Dólares! Então vale a pena dar uma conferida nesse site!
Esse humilde blog, segundo o WebValuer, vale $420,95.

terça-feira, 28 de julho de 2009

E-mail marketing

Conforme citado no post 'Maneiras práticas de e-marketing' o e-mail marketing é uma das principais formas de anunciar algo na web. Para quem quer conhecer as principais empresas que oferecem este tipo de serviço, veja a lista abaixo:


UOL

Mkmail


Mailchimp




Locaweb


IG EMPRESAS



Dinamize

Aprex

Mad Mimi

Serviço Grátis
Mad Mimi é um serviço de email marketing grátis que qualquer um pode usar. O Mad Mini, no plano grátis, permite gerenciar até 100 contatos, envio ilimitado de emails e 1 gb de espaço...

segunda-feira, 27 de julho de 2009

Design: O Design gráfico pode gritar

Seria a web uma mera adaptação do design gráfico ? Pra ser sincero vejo muitos sites que parecem-se muito com revistas. Estive analisando alguns 'designs editoriais' e encontrei muita coisa bacana. Fotografias, cores e fontes podem dizer muito quando o foco é informar. Vejam algumas expressivas páginas que encontrei...


























































sábado, 25 de julho de 2009

Tutorial: Energia envolvendo o corpo

Em alguns filmes, posters, vídeo-clipes encontramos efeitos similares a este. Trata-se de um suposto raio de energia envolvendo o corpo de uma pessoa. Com este tutorial cedido pela Contecta Tutoriales (ESP), ficará fácil criar este efeito no Photoshop.

quinta-feira, 23 de julho de 2009

Artigo: Sobre Propaganda, por Rafael Pereira



O mercado é um mundo repleto de boas intenções. Isso não se pode negar. Porém, as boas intenções estão geralmente direcionadas para um lugar em comum: o próprio umbigo das empresas. Infelizmente isso é o que mais se vê todos os dias, em todo lugar.
Não que isso seja errado ou fora do normal, mas com a busca incessante por novos e fiéis consumidores, a comunicação de muitas marcas tem sido prejudicada por uma desgastante falácia acerca de seus próprios produtos de maneira pobre e crua. Centenas de anúncios nos atingem diariamente com variações de um mesmo tema sem sair do tom. Uma constante que despeja sobre a grande massa mensagens que a cada dia se tornam ainda mais parecidas. O estereótipo “vejam meu produto, ele é bom, comprem!” é cada dia mais trabalhado e visado pelos responsáveis por comunicar a todos as vantagens de cada marca. Nossa equipe não compartilha de tal postura. Acreditamos na comunicação humanizada, onde as marcas mostram seu poder de contribuição mais rico e amplo. Falar de características de produtos pode ser necessário em alguns momentos, mas nunca deve ser considerada uma regra imprescindível. As pessoas devem enxergar uma idéia proposta pela marca, uma proposta de conduta, atitude, etc. Dessa forma, trabalhamos com conceitos e posturas de branding, onde o mais importante é estabelecer uma relação sincera e calorosa com cada consumidor. Assim construímos marcas fortes o bastante para serem consumidas por hábito e não por meros impulsos repentinos.

Layouts: Sofá na Web ?

É isso mesmo. Para estudiosos de design de interiores, os 'sofás' carregam informações preciosas de arte, história, estética, harmonia, cor e muito mais. Já na web os princípios são semelhantes, mas o objetivo principal é inovar através de belos cenários, fotografias, tipografias etc. Apropriar-se deste elemento tão comum não é tão fácil quanto parece, exige técnicas e bom senso. Quer uma dica ? veja alguns layouts inspiradores logo abaixo.


















quarta-feira, 22 de julho de 2009

Tutorial: Banner Rotativo com XML


Para profissionais da área que desejam aperfeiçoar seus conhecimentos, vai aí uma dica que certamente facilitará muito sua vida.

Estou falando do "banner rotativo com XML", que certamente agilizará muito seu trabalho. Veja um tutorial explicativo cedido pelo professor Burnes.

Clique aqui


Fonte: http://www.professorburnes.com/arquivos/2web_2007/

segunda-feira, 20 de julho de 2009

Artigo: Criar não custa nada , por Rafael Pereira


Chega o briefing e pau na máquina. É hora de botar a cachola pra funcionar. Sofrimento, agonia, pressão e desespero. Tudo num único job pra que façamos um bom trabalho e tenhamos mais um mês de emprego garantido. No meio de tudo isso, brigas mortais, inimizades que durarão a vida inteira, inveja, dúvidas existenciais e auto-avaliações sobre potencial e criatividade. Alguns desistem, partem pra outro ramo onde o coração não seja tão exigido. A empreitada não é fácil, de jeito nenhum. Tem sempre uma criatura adorável que chega nos 45 do segundo tempo e diz que o nosso gol é do outro lado, bem na hora em que a torcida já está de pé, pronta pra gritar gol. È de pensar em suicídio, ou homicídio. Mas a morte não resolve nesses casos, pois o cliente, querido cliente, não aceita desculpas por atrasos ou erros. Se você fingir que morreu, ele te acha no inferno, ou no céu (aposto uma caixa de Kronenbier* que não tem um colega de profissão lá) e te obriga a aumentar o logo, a fonte e trocar a disposição dos elementos. Básico. E, de tão puto e ignorante, nem o tinhoso se intromete, assiste a tudo de camarote bem quietinho. Voltando ao trampo, ao final de cada dia você vai pra casa repensando sua lista negra, trocando a ordem e os requintes de crueldade planejados. O atendimento que estava na ponta da fila, ganha mais alguns dias de vida por ter conseguido esticar o prazo por mais uma semana. Já o mídia, assinou a própria sentença ao dar uma idéia totalmente pobre que, pasmem, o diretor de criação, num momento de total desapego a qualquer princípio criativo, se encantou com a asneira proposta e resolveu começar tudo do zero novamente. Essa vai ser na agulhada, penso na hora. Enfim, depois de tudo pronto, pela décima vez, chega o grande dia. Layout embaixo do braço, a cara e a coragem do atendimento e o semblante abatido de toda a equipe. As horas custam a passar, os ânimos ainda estão exaltados e as relações desgastadas. O clima é tenso e ninguém arrisca um comentário, uma piadinha pra quebrar o gelo. Quando todos estão envolvidos por um marasmo atípico da agência, os mensageiros de guerra retornam ao abrigo. De orelhas em pé, todos olhamos para o atendimento cabisbaixo, tentando nos enganar, como se não soubéssemos da resposta. O olhar do atendimento é uma das coisas mais previsíveis e conclusivas na comunicação. Ele é o reflexo da reunião. Então, é dito em tom baixo e sem vida: “o cliente gostou da idéia, mas disse que só vai mexer com propaganda no ano que vem”. Nem todos os palavrões do mundo podem traduzir o sentimento de cada um na agência neste momento. A lista passa então a ter um único nome, o do cliente. E a nós, só resta lamentar e esperar por um novo job, com um briefing pobre, uma verba anoréxica e muitos passos no escuro.
*Só pra fazer média com a lei seca.

Download: Camisetas Vetorizadas



Disponíveis nos formatos, AI, EPS e CDR, as camisetas são um show de elegância. Perfeito pra quem não tem muito tempo e habilidade para desenhar um modelo padrão.

Clique aqui para download

quinta-feira, 16 de julho de 2009

Maneiras práticas de e-marketing por Rafael Perin



O assunto é amplo. De fato, a internet deixou de ser uma "enciclopédia online" para virar o sustento de muitos que a utilizam como ferramenta profissional. Como definido no post 'Os primórdios da web', as mutações da internet foram muito rápidas e sua definição foi remodelada.

Entretenimento, tecnologia, negócio, notícia, compra, transação, pesquisa, globalização ... podem ser termos frequêntes que tentam definir a web de hoje.

Embora muitos não conheçam a fundo, o marketing é um mercado que também é possível explorar através da web. Existem muitas formas de utilização de marketing na web, vou citar algumas delas.

1 ) Banner

Talvez a forma mais comum e antiga de anúncio na web. Não existe padrão definitivo para um banner. Sua medida, assim como todas na web, é definida em pixels. Quem define os tamanhos do banners são os veículos que assim os oferecem à venda. Para que a mídia traga um resultado satisfatório, é necessário que o contratante encontre um veículo que aborde assuntos ligados ou compatíveis ao seu produto.

2 ) E-mail Marketing

O e-mail marketing certamente é uma eficiênte ferramente publicitária. Porém, internautas alegam transgressões costumeiras da política de privacidade neste segmento, popularmente conhecido como 'SPAM'. Existem duas formas de praticar esta técnica: Através de banco de e-mail próprio ou alugado. Mediante um servidor, é feito disparos no formato HTML, (pequenos blocos de códigos). Esses HTMLs carregam textos e imagens para seus receptores, que por sua vez recebem-nas em suas caixas postais. Grandes portais, oferecem tal serviço mediante a compra de pacotes que podem variar entre números de disparos e e-mails. Também há de se considerar organizações que possuem seus próprios bancos de e-mail, devidamente autorizados ou não, que através de um sistema particular, assim disparam-nos.

3 ) Site

Certamente uma das melhores formas de anunciar um produto. É de se notar, existem milhões de domínios comerciais na rede mundial de computadores. Levando em consideração no Brasil, esta prática é muito comum entre pequenas, médias e grandes corporações.

Existem vários tipos de sites. Institucionais (Comum por divulgar uma instituíção incluindo seus serviços e/ou produtos), Hotsites (Sites projetados para um pequeno e restrito período, normalmente carregam promoções e propagandas a curto prazo), Portais (Sites com grande volume de informações subdividido em categorias denotadas pelos seus assuntos restritos), Noticiários (Jornais, revistas, agências de notícias, etc), Blogs / Flogs / Vlogs (Sites onde são
mantidas informações, fotos, vídeos, geralmente postada por uma pessoa ou um grupo.), E-commerce / Loja virtual (Sistema complexo de vendas de produtos on-line) entre outros...

Por ser uma forma que não exige nenhuma burocracia a fins comerciais, existem domínios à sua disposição. Contratando apenas um domínio, host e webdesigner/empresa especializada, é fácil divulgar algo na web. Bem seja empresa, produto, institução, ong, etc.

4 ) Site de pesquisa

Atualmente o google domina este mercado, seguido pela Microsoft, com o recém lançado BING (uma suposta evolução do windows live), Yahoo, entre outros. Para anunciar no google por exemplo, é necessário alugar palavras, que assim vão ser incluídas no banco de dados, privilegiando seu site em posições elevadas. Os chamados "links patrocinados". Exemplo:

Alguém digita, "carro" no google, e o primeiro resultado é o link da sua garagem de carros. Nos primórdios da web brasileira, este mercado obteve muita força com o quase extinto "Cadê ?".

Os próprios veículos oferecem ferramentas fantásticas, que baseadas em registros a longo prazo, simulam um resultado de clicks que seu site terá com a palavra(s) contratada(s). Conhecida mundialmente como keyworks, traduzida, "palavras-chaves". Acredite, pode dar resultados fantásticos.

5 ) Revista On-line

Técnica de inclusão de páginas interativas em um ambiente flash, conhecida como PageFlip, é uma suposta "Revista Virtual", que pode ser "folheada", semelhante a uma revista real. São poucas as revistas virtuais em existência no Brasil, mas certamente é um mercado em expansão. A exemplo a revista do portal Click do Gato.

O que também muito se faz, é a transformação de revistas, catálogos, jornais que já foram impressos, para o ambiente virtual. A exemplo a revista veja, que publicou recentemente seu arsenal de edições. Também considero uma forma bem interessante de anunciar algo.